sexta-feira, 25 de junho de 2010

049 - Papo Sério: Pré-eclâmpsia



Graças a Deus sempre esteve tudo bem com o neném-menino até agora. Todos os ultrassons, todos os exames e medições, todos os chutões indicam que o neném está bem, obrigado. E a mamãe também está muito bem, tudo muito tranquilo. O papai, que gosta de reclamar, anda sem motivos.

Um pequeno alerta, no entanto, soou há uns meses atrás no segundo ultrassom. Foi o "rastreamento positivo" para "pré-eclâmpsia". É a possibilidade de que a Tutu desenvolvesse a tal da "pré-eclâmpsia", que é um distúrbio que ocorre em cerca de 10% das gravidezes (qual é o plural de "gravidez" ?). Uma em cada mil desenvolve para "Eclâmpsia", que é o estágio mais grave e que exige que o parto seja induzido, em qualquer momento em que esteja.

Os médicos divergem quanto à maneira de tratar, e alguns dizem que não existe tratamento algum. A dra.Eliane, nossa obstetra ("nossa obstetra") receitou que a Tutu diminuísse o sal e tomasse um AS Infantil por dia. É que eclâmpsia tem a ver com pressão. Pelo que eu entendi o sintoma é o aumento da pressão arterial da mãe que indica que as artérias que levam sangue à placenta não dão conta do recado. "Eclâmpsia" me lembra "clips" e eu imagino o cordão umbilical pressionado por um "clips", mesmo que isso não tenha nada a ver com o que de fato é.
Mas é mais ou menos isso: chega ao feto menos que ele precisa, prejudicando o desenvolvimento do bebê.

Ficamos apreensivos mas nem tanto. Fizemos o que podíamos fazer: menos sal, AS todo dia e não nos pré-ocupamos. Se não tem jeito, não tem jeito. Quem é agraciado com a bênção de uma gravidez tranqüila pode igualmente ter que sofrer alguma complicação.

As forças positivas do universo quiseram mais ainda influir no ventre da Tutu e a tal Pré-Eclâmpsia ladrou mas não mordeu, enfiou o rabo entre as pernas e voltou pra casinha. Até agora não deu em nada e o neném-menino cresce dentro da média, a pressão está normal.

Acho que a valia deste post é espalhar por aí que, ao se dapararem as mamães e os papais de primeira viagem com a tal da Pré-Eclâmpsia, tomem as poucas providências possíveis e relaxem: as chances de dar certo são bem maiores que as chances de dar errado (por isso esse mundo tá explodindo de macaco)!

...

Um comentário:

Tia Paty e neném-priminho(a) disse...

Graças a Deus tá tudo certo com a mamãe-Tutu e com o nené-m-menino! Papai do Céu tá sempre de olho vivo nessa família..