domingo, 20 de junho de 2010

044 - Ultrassom faz mal ??


Questão que gera um pouco de polêmica na gravidez é o uso do ultrassom.

Tem gente que diz, ou melhor, acredita, que as ondas de ultrassom não são boas para o bebê. Meu avô, o dr. Mozza, evitava utilizar esse mecanismo. Mas antigamente pouco se sabia. Hoje, há mais de 50 anos desde o início do uso do ultrassom para diagnóstico, não há relatos de nenhuma anomalia relacionada ao seu uso. Como eu sei ? Perguntei para uns médicos, pesquisei no Google e estou usando meu parco conhecimento científico.

Ultrassom nada mais é que som, pessoal. É "ultra" porque a frequência é mais alta do que podemos perceber (porque não somos golfinhos nem morcegos). Nada mais do que som. As ondas batem e voltam e, igualzinho como faz um submarino ou o morcego que eu mencionei, a máquina lê o eco e calcula a distância ponto a ponto, gerando uma imagem e você vê o seu nenê borradinho, tão bonitinho.

Acho que a palavra "onda" assunta alguns pais por aí, porque "onda" pode ser mecânica, como o som, mas também eletromagnética, como o rádio, a tv e o microondas. E ninguém quer colocar o seu neném no microondas, não é ?

Alguns pais, por outro lado, se dão por satisfeitos por esta explicação científica e chegam a alugar máquinas de ultrassom pra mostrar o neném pra família em casa. Aí também já é demais, né não ?

Vamos seguir pelo meio. Fizemos o 4° ultrassom, pedido pela dra.Eliane. E no próximo post, que provavelmente você leu antes que este, apresentamos a 4° aparição do neném-menino, desta vez com 3d e tudo.

...

Um comentário:

Tio Dedê disse...

opa.. gostei da explicação sobre o ultrassom, mas como ser gravidos sem ele??? digo como pai claro, pq não estou gravido, e sim minha mulher... ha deu pra entender né?..rs
abraços e não vejo a hora de ver o 3d..