domingo, 29 de agosto de 2010

081 Visita da tia-avó Regina



Semana passada esteve aí a tia-avó Regina, irmã do vovô Luiz Schneider, representando a turma pró-Henrique tchi Poarto Aleagre, néah.

Tia-avó Regina averigüou as gavetinhas do neném junto com a vovó Silvana. Está tudo em ordem pra chegada dos pezinhos do neném.


...

080 Mais quase do que nunca


Olha... a minha impressão é que a chegada do neném, apesar de estar prevista para o dia 20 de setembro, está muito próxima. De anteontem pra ontem a evolução dos "ais" e "uis" da Tutu foi drástica, mais ou menos como as intenções de voto da dona Dilma no mesmo período.

Tutu acaba de subir a escada como uma pata choca. Vem coisa por aí hein...

...

079 Tic-tac, tic-tac, tic-tac...




sábado, 28 de agosto de 2010

078 Agora é o Dindo !


(tenho que correr com estas postagens porque daqui a pouco nasce o neném e os assuntos estarão ultrapassados)


Semana passada recebemos a visita do tio Theo e tia Paulinha e do tio Andrey (tia Ana Paula não pôde vir).

Foi um alegre dia de sol. O papai Felipe foi encontrar o tio Andrey na sua nova clínica odontológica (cujo projeto é do papai) e de lá trouxe, do mercadinho que tem na sala de baixo, um belo frango de televisão de cachorro, delicioso e de pele douradinha como a mamãe Tutu queria ter (tô muito branca ! Tô muito branca !).

Então fiz umas batatas no forno, assei uns dentes de alho e cebolas junto, Tutu fez um arrozinho com brócolis, tio Andrey fez os seus drinks e passamos uma boa tarde.


Estavam também presentes os dois filhos caninos dos nossos amigos. É assim: eu arranjo bebês e meus amigos - mais prudentes - arranjam cachorros. Mas estaremos quites, porque quando nascer o nosso neném ele também vai fazer xixi e cocô pela casa dos titios. É só levar um paninho.

E não é qualquer Baleia não, a cachorrada dos amigos do papai têm sangue azul. Dá pra ver pela língua roxa da Sofi (do tio Theo e da tia Paulinha) e pela penugem loiusvittônica do Chocolate (do tio Andrey e da tia Ana Paula) :

Chocolate (esq.) foi apresentado à Sofi neste dia. Logo no primeiro encontro ele quis muito mais do que ela estava disposta a oferecer. É muita areia pra tua carrocinha, amiguinho !


Mas o papai Felipe acha que o tio Theo já tem condições de ter mais responsabilidade do que manter a Sofi bem alimentada, então papai e mamãe escolheram o tio Theo para ser o padrinho do neném. Sim ! Tio Theo gostou muito da idéia, vai encher o neném de guloseimas, vai levar o neném para o jogo do Avaí, vai introduzir o neném no cassino clandestino, enfim, vai ser o padrinho que todo mundo quer ter.

O envelope já estava selado há muito tempo e foi por isso que não batizamos o neném de Theo: pra não ter o mesmo nome do dindo.

Então está completo o casal, a dinda é a Lela e o dindo é o Theo.

Dindo Theo já treina segurar o neném:



(Ih, dindo, eu já sou um baita dum galo, esse frangote não tá com nada !)



Tia Paulinha também é dinda!



É isso aí pessoal !

..


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

077 estátua !


Hoje faz três meses que falta um mês.

O tempo parou !

..

terça-feira, 24 de agosto de 2010

076 Neneco é Nota 10 !


Neneco hoje fez o que deve ser o seu último ultrassom. A visualização já está muito ruim, porque ele já não tem muito espaço dentro da mamãe e está com a cabecinha bem posicionada pra sair. Por isso não vou editar o vídeo nem pôr aqui.


O exame de hoje tinha como objetivo dar uma nota pro neném. Avaliaram o coração, movimentos, peso, etecétera e tal. Neneco tirou 10 ! Está tudo em perfeita ordem com o neném. Não vou dizer que é graças a deus porque eu não teria o que dizer da moça que eu vi chorando no elevador na saída da clínica, provavelmente por ter recebido uma notícia preocupante (e isso seria graças a quem ?). Me deu um aperto no coração ao ver aquela mãe assim; agora posso imaginar a agonia que deve ser sentir uma dor tão forte quanto se fosse tua mas tão impostergável porque é em outro. Que as mães sofrem mais dos que os filhos, porque os filhos podem se dar o direito de desistir, de relevar, de não ter pena de si mesmos. Talvez - e provavelmente - o neném da moça esteja muito bem do jeito que estiver, e tomara que esteja, mas a moça, chorando no elevador mais do que se fosse por si mesma...

Se o nosso neném está bem até agora e só nos deu alegria mesmo antes de nascer e foi abençoado tendo tudo o que a gente espera que a vida tenha de bom, espero que seja pra que a gente possa transbordar tudo isso pros outros. Que o neném tenha saúde pra levar saúde aos outros, desde a profissão que ele escolha, passando pela maneira com que se relacione com todo mundo e até por desejos silenciosos de que tudo termine bem com as moças chorando nos elevadores que ele venha encontrar na vida.

...

Como disse o avô do Peter Parker ao morrer: "Meu filho, 'grandes poderes vêm com grandes responsabilidades'".

...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

075 Senta a boca na Tutu !!

Vou usar dos poderes da internet pra dar um puxão de orelha na protagonista deste blog. Alguém aí acredita que esta mulher grávida de 8 meses saiu pra trabalhar às 13:30 - pra quem não sabe ela é dentista - e está atendendo paciente após paciente até agora, 20:45 ? Minha filha, a Margareth Thatcher não estava grávida quando era primeira-ministra, a Madonna não fazia shows quando estava embuchada, até Ivete deu uma sossegada quando emprenhou.

Pois então vamos fazer uma flash mob virtual. Se você está lendo este blog agora ligue enchendo o saco da Tutu. A desaforada me ligou agorinha dizendo que vai passar na Videoteca pra devolver uns filmes. É cabeçuda, teimosa, cabeçuda. Se o neném foi cabeçudo como a mamãe é cesária na certa. Qualquer dia desses ela vai pro consultório em uma e volta em dois. Eu vou ficar é bem quieto aqui fazendo um lance aqui no forno (que se a gente não faz comida ela também não come), e deixo pra vocês aí o pedido: LIGUEM PARA A TUTU. Podem encher o saco.

domingo, 22 de agosto de 2010

074 Contrações


Tutu está aqui do meu lado tendo contrações. Há mais ou menos duas semanas ela teve várias contrações seguidas, a cada 5min, que duravam 1min cada. Ficamos preocupados. A médica disse que era possível que fosse trabalho de parto pré-maturo. Não, não, neném, não dá pra vir já.
Fomos à clínica Jane, onde será o parto, atendidos por um médico meia-boca que disse que não era nada. No final das contas não foi nada mesmo, a Tutu tomou um Buscopan por indicação da dra. Raquel e descansou o dia seguinte inteiro. A vovó Lúcia correu a lavar as roupas do neneco.

As contrações são constantes: acontece todos os dias e é normal que seja assim (mas tem mulheres que não as têm). Hoje está mais nervoso o lance: a cada 7 minutos tem uma. Vamos ver se melhora à noite porque amanhã Tutu vai trabalhar e o ideal é que estivesse tudo tranqüilo...

Buenas, o neném já é "viável" faz tempo, o quartinho está praticamente pronto, então a hora que for será !

.

073 Making of Chá

A mulerada se reuniu na casa-castelo pra preparar o chá de bebê (já faz um tempinho).

Gisele não teve docinhos em forma de babador, pijama e chupeta. Só pra quem pode.

Gisele não teve bolo customizado assim para o seu neném. Só pra quem pode.

E a dinda Lela deu um chiqueirinho para o nosso neném-suíno

.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

072 Não bate bem


Mamãe Tutu é doida. Trabalhou a tarde toda no consultório; cheguei em casa e ela estava preparando um strogonoff. Com todas as panelas na primeira fila de bocas do fogão porque as do fundo ela não alcança mais.

071 Sonhos de vovó Lúcia


Vovó Lúcia anda acordando no meio da noite porque logo o destrambelhado do genro dela vai ser pai do seu netinho querido e isso causa certa aflição. As cenas abaixo foram captadas por meio de eletrodos durante as horas de sono da vovó:






...





070 Vogue



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

069 Vamo votá aí pessoal


É ano de eleição mas nossa votação aqui está morninha que nem fraldinha de neném. Já estão de saco cheio antes mesmo de começar a campanha na TV ? Pois esqueçam Dilmas e Serras e Marinas (tem que mencionar a Marina sempre, né ?) e votem.

Vamos lá, minha gente, votem! O BBB chega à marca de milhões e o nosso BB pede apenas uns votinhos. Aos recém-chegantes democratários que não leram meu último post (estava mesmo comprido e a gente entra na internet é pra ver figura, eu sei, vos perdôo), abrimos a palpitosa e falatória votação para o nome do neném-menino.

Estamos entre Vítor e Henrique (mas nada impede de mudar na última hora). O veredicto será dado quando a fisionomia do neném puder ser vista a olho nu, quando e somente quando o bicho der as caras, por parecência entre rosto e nome, Vítor ou Henrique ou outro. Mas queremos a opinião do povaréu ! Brasileiros e Brasileiras, convocamo-vos com entusiasmo neo-paterno para nesta ocasião exercer o vosso direito à opinião nos moldes do sistema brasileiro vigente: nada garante que seu voto valerá coisa alguma, mas votem meu povo !!

Nunca antes na história deste blog houve tão imperativo chamado à participação, companheiros e companheiras. É facinho facinho. Vote no nome aí em cima, e se tu não gostas de votar, vote na opção "não gosto de votar".

*só não vale votar mais de uma vez !

..

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

068 That´s not my name !


"Neném-menino" é um bom nome para uma criança que está por vir. Assim cada um o imagina do jeito que lhe convém. E é aí que começam os problemas, neném. Ninguém aqui te conhece ainda mas todo mundo espera uma ou outra ou todas as coisas de ti.

Eu particularmente gostaria que tu fosse um cara divertido - mas não palhaço, que seja relax - mas não vagabundo, fiel - mas não ingênuo, protetor - mas não possessivo, culto - mas não nerd, crítico - mas não ranzinza, e que seja feliz (mas não o tempo todo). A questão é que quase sempre queremos que alguém seja feliz à nossa maneira, e é missão do neném-menino já vir mostrar a que veio, impor a sua personalidade. Sabendo que se a personalidade é pentelha, vai já pro quarto, muleque !

Tanto eu quanto a Tutu sabemos que uma pessoa já nasce com a própria personalidade, mas que não é o caso anularmos a nossa. É o caso do neném se encaixar - do jeito que for - com o resto da macacada aqui. Estudei quando pequeno no Colégio Menino Jesus (que agora inventaram de chamar pelo estéril nome de "CEMJ", uma idéia de girico de administradoreco). Este colégio tinha um lema - se é que também já não jogaram fora - inscrito no uniforme: "Ajude-me a crescer mas deixe-me ser eu mesmo". Acho que é por aí que vai a coisa.

Este tipo de texto é daqueles que a gente lê anos depois e ri da própria ingenuidade. Mas é impossível não ter teoria nenhuma, assim como é melhor levar um roteiro pra viagem mesmo que seja pra desviar-se dele.

Então pra começar, o neném precisa de um nome próprio. Dizem que o irmão da tia Paulinha passou 3 semanas chamado de "neném". Mas pra nós já chega. Então no dia do nascimento vai ter nome.

Queríamos algo curto e forte. Pensei em "Marco Antônio", que não é curto mas é forte. Me vetaram porque já dei esse nome pro gato. Ok, vamos em frente.
"Lucas"... eu queria mais forte que esse, e me lembra sempre "Evangelho segundo Lucas", e eu não quero saber de evangelho. Mas nomes bíblicos são legais, desde que não sejam tão bíblicos como Jacó, Josias, Ismael. João é legal mas tem "til" (sei lá, não gosto), Pedro é uma boa mas já tenho um priminho com esse nome.
Agora a moda pra nome de filho de rico é nome simples. Joaquim ou Benício (filhos do Huck e da Angélica). Não somos ricos, então não dá. Nomes estrangeiros também não rola. Enzo, Lorenzo (dinda Ângela queria esse), Pietro (já temos um amigão com esse nome), Totó, figúrati ! Jefferson, Anderson, Rycharlysson. Não.
Tem uns nomes diferentes também, eslavos, russos, alemães. O Vanz batizou os filhos de Otto e Yuri (nossos afilhados), coisa que eu achei estranho no começo mas hoje acho muito legal, têm força e são curtos. Mas não achei no entanto nenhum nome assim pra apostar. Tem "Theo". Queríamos muito que fosse Theo, mas o padrinho do neném é o tio Theo, por isso desistimos do nome.

Tem os nomes hippies. Em inglês fica mais fácil, "River", "Sky", "Rain". Rio, Céu, Chuva. Em português não dá. Podia ser ripongo como Cauã, Cauê, Luan. Um filho do Caetano Veloso se chama "Moreno". Mas nem eu nem a Tutu fomos nem somos hippies. Talvez eu tenha sido contracultural em algum momento mas ninguém que seja contra a cultura vigente pode ser hippie hoje em dia. A C&A vende roupa hippie, hippie não existe. Não queremos um nome que revele a pretensão de ser o que não se é (êpa, essa é a definição de "cafona").

Para estreitar mais as coisas há os nomes dos quais gostamos mas que foram dados a pessoas que não nos inspiram, aí a gente associa e não dá.

Quer dizer, vai ser mala assim na puta que pariu !, não sobrou nome nenhum!

De tanto peneirar sobraram dois, os dois já repetidos na minha família. Vítor (um grande primo meu) e Henrique (o Pedrinho é "Pedro Henrique", mas a gente quase nunca lembra disso). Acho que vai ser um ou outro. A menos que o neném nasça com uma cara inegável de Salésio, vai ser Vítor ou Henrique.

...

Hoje tudo é interativo e este blog quer estar na moda, então vamos fazer uma votação. E dado que não temos compromisso com a democracia o resultado da votação pode não ser o veredicto. Veremos. Que Serra, que Dilma, que Marina, que nada, vote no neném-menino. Vítor, Henrique ou nenhum destes ??

...

Pra ilustrar, uma musica que o neném gosta, e que fala bastante em "name".

..


066 Lingüiça

Mas como passam rápido os dias ! Vejam a linha do tempo da gravidez aqui ao lado >>> Neném tá quase chegando ! Êba ! Um post que não diz nada ! Só pra encher lingüiça ! Comprei um Hot Wheels para o neneco achando que era uma Ferrari e percebi que é um Nissan ! Mamãe me disse que é só pra crianças acima de 3 anos ! E com o bocão que o neném já tem não vai ser fácil evitar que ele engula peças pequenas !

domingo, 8 de agosto de 2010

067 minicloset


Neném tem mais roupa que eu e a Tutu juntos.
Vovó Lúcia lavou tudo de uma vez, depois do susto que passamos.
A moça que trabalha na casa ao lado perguntou se tinha neném na casa porque viu o varal lotado. Não, é que é tudo de algodão e encolheu na secadora !


065 Dia dos pais


Uêba ganhei mais um aniversário por ano, é meu primeiro dia dos pais. Já ganhei presente da mamãe e tudo. Se não sou ainda pai de fato sou pai de feto e tá valendo. Parabéns pro vovô Luiz e vovô Bismarck.

..

sábado, 7 de agosto de 2010

064 Chá de Bebê(r)


Domingo passado teve chá de bebê. Que é um nome muito estranho, "chá de bebê". Ou chá de fralda. O sr. aceita um chá de fralda ? Obrigado, está delicioso. Mas não teve nenhum chá no tal chá. Teve muita coca-cola zero porque só foram mulheres e o Dedê. Foi no salão de festas do prédio da Paulinha, com organização da tia Júlia. Aliás sem a Júlia não teria nada disso; agradecemos à Júlia, que arranjou docinhos em forma de sapatinho, babador, pijama e chupeta, mandou a mamãe Tutu comprar caixinhas pra lembrancinha coisa e tal. Neném ganhou muitos presentes: roupinhas pra vestir, sapatinhos pra calçar e fraldas pra

Papai ficou em casa e fez o "chá de beber", agitado como sempre pelo Zé com a presença da galera aí. Assei uma fraldinha na churrasqueira, como já é tradicional. Bebemos.


..

064 Áveres some nozes


(clique para ampliar)

Considerando-se o ditado popular, e forçando-se um pouco a interpretação, neste ano de 2010, aos 31, terei cumprido minha missão na vida. Escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho, é o que dizem.

Bom, estou prestes de ter o filho; podemos com boa vontade considerar este blog um livro, já que está publicado, e com este post planto uma árvore. A árvore genealógica do neném-menino. Os antepassados mais longínquos que eu consegui foram os pentavós do neném, por parte da bisavó Adylles, mãe da vovó Silvana. O ramo da família da vovó Silvana é tutti italiani (Pagnoncelli, Zuchinalli, Felipetto, Golin, Mozzaquatro). Giuseppe Saule Pagnoncelli veio com 6 anos de idade da Itália pro interior do Rio Grande do Sul.

Nos outros ramos da família chego no máximo até os trisavós. E é uma mistureba geral. Do lado do meu pai, o vô Luiz, tem alemão (Schneider), francês (Madame Bastide), Português (Maria de Lourdes Cruz) e ouvi dizer que tem espanhol. Todos misturados no Rio Grande do Sul, tchê.

Do lado da Tutu, tem a vó Lúcia descentente de portugueses (Souza Santos), espanhóis (Peres) até pouco se acreditava também franceses (Damy), mas parece que Damy não é francês. Tudo do estado de São Paulo, pelo que me consta. O ramo do vovô Bismarck é cearense. Português ou espanhol (Lopes, Cavalcanti, Mendonça, Leite e finalmente dePaula).

Há muitas lacunas, quem sabe existe algum americano (índio) ou africano aí no meio. De qualquer forma, o neném-menino é bem brasileiro.

...