quarta-feira, 11 de agosto de 2010

068 That´s not my name !


"Neném-menino" é um bom nome para uma criança que está por vir. Assim cada um o imagina do jeito que lhe convém. E é aí que começam os problemas, neném. Ninguém aqui te conhece ainda mas todo mundo espera uma ou outra ou todas as coisas de ti.

Eu particularmente gostaria que tu fosse um cara divertido - mas não palhaço, que seja relax - mas não vagabundo, fiel - mas não ingênuo, protetor - mas não possessivo, culto - mas não nerd, crítico - mas não ranzinza, e que seja feliz (mas não o tempo todo). A questão é que quase sempre queremos que alguém seja feliz à nossa maneira, e é missão do neném-menino já vir mostrar a que veio, impor a sua personalidade. Sabendo que se a personalidade é pentelha, vai já pro quarto, muleque !

Tanto eu quanto a Tutu sabemos que uma pessoa já nasce com a própria personalidade, mas que não é o caso anularmos a nossa. É o caso do neném se encaixar - do jeito que for - com o resto da macacada aqui. Estudei quando pequeno no Colégio Menino Jesus (que agora inventaram de chamar pelo estéril nome de "CEMJ", uma idéia de girico de administradoreco). Este colégio tinha um lema - se é que também já não jogaram fora - inscrito no uniforme: "Ajude-me a crescer mas deixe-me ser eu mesmo". Acho que é por aí que vai a coisa.

Este tipo de texto é daqueles que a gente lê anos depois e ri da própria ingenuidade. Mas é impossível não ter teoria nenhuma, assim como é melhor levar um roteiro pra viagem mesmo que seja pra desviar-se dele.

Então pra começar, o neném precisa de um nome próprio. Dizem que o irmão da tia Paulinha passou 3 semanas chamado de "neném". Mas pra nós já chega. Então no dia do nascimento vai ter nome.

Queríamos algo curto e forte. Pensei em "Marco Antônio", que não é curto mas é forte. Me vetaram porque já dei esse nome pro gato. Ok, vamos em frente.
"Lucas"... eu queria mais forte que esse, e me lembra sempre "Evangelho segundo Lucas", e eu não quero saber de evangelho. Mas nomes bíblicos são legais, desde que não sejam tão bíblicos como Jacó, Josias, Ismael. João é legal mas tem "til" (sei lá, não gosto), Pedro é uma boa mas já tenho um priminho com esse nome.
Agora a moda pra nome de filho de rico é nome simples. Joaquim ou Benício (filhos do Huck e da Angélica). Não somos ricos, então não dá. Nomes estrangeiros também não rola. Enzo, Lorenzo (dinda Ângela queria esse), Pietro (já temos um amigão com esse nome), Totó, figúrati ! Jefferson, Anderson, Rycharlysson. Não.
Tem uns nomes diferentes também, eslavos, russos, alemães. O Vanz batizou os filhos de Otto e Yuri (nossos afilhados), coisa que eu achei estranho no começo mas hoje acho muito legal, têm força e são curtos. Mas não achei no entanto nenhum nome assim pra apostar. Tem "Theo". Queríamos muito que fosse Theo, mas o padrinho do neném é o tio Theo, por isso desistimos do nome.

Tem os nomes hippies. Em inglês fica mais fácil, "River", "Sky", "Rain". Rio, Céu, Chuva. Em português não dá. Podia ser ripongo como Cauã, Cauê, Luan. Um filho do Caetano Veloso se chama "Moreno". Mas nem eu nem a Tutu fomos nem somos hippies. Talvez eu tenha sido contracultural em algum momento mas ninguém que seja contra a cultura vigente pode ser hippie hoje em dia. A C&A vende roupa hippie, hippie não existe. Não queremos um nome que revele a pretensão de ser o que não se é (êpa, essa é a definição de "cafona").

Para estreitar mais as coisas há os nomes dos quais gostamos mas que foram dados a pessoas que não nos inspiram, aí a gente associa e não dá.

Quer dizer, vai ser mala assim na puta que pariu !, não sobrou nome nenhum!

De tanto peneirar sobraram dois, os dois já repetidos na minha família. Vítor (um grande primo meu) e Henrique (o Pedrinho é "Pedro Henrique", mas a gente quase nunca lembra disso). Acho que vai ser um ou outro. A menos que o neném nasça com uma cara inegável de Salésio, vai ser Vítor ou Henrique.

...

Hoje tudo é interativo e este blog quer estar na moda, então vamos fazer uma votação. E dado que não temos compromisso com a democracia o resultado da votação pode não ser o veredicto. Veremos. Que Serra, que Dilma, que Marina, que nada, vote no neném-menino. Vítor, Henrique ou nenhum destes ??

...

Pra ilustrar, uma musica que o neném gosta, e que fala bastante em "name".

..


3 comentários:

Dinda disse...

Amei o que tu falou da personalidade...amei o lema do colétio...demais...como te falei já, é impossível não seres um exemplo de pai!!!

Votar?? Aiiin, eu sou a dinda, vai que voto vocês põem o outro e aí? Vou amar menos o Henrrique que o Vitor, ou vice-versa? Nãoooo, eu amo o nosso neném Henrrique, eu amo o nosso neném Vitor..E quer saber, também não quero votar, porque a cada hora eu acho um melhor...Então voto nos dois vai..põe um pra cada...

Tia Paty disse...

Eu voto em Vítor! Acho mais bonito.. é mais curto e mais forte! Gosto de Henrique tb, mas por ser um nome mais comprido as pessoas acabam inventando apelidos bobos, tipo "Quique", "Ique".. Aí eu não gosto. E Vítor, o máximo que vira é "Vi"! E "Vi" fica bonitinho.. =)
É difícil escolher o nome, né? A gente pensa em mil coisas, apelidos futuros, pessoas que já tem o mesmo nome e as vezes não são tão legais, associações negativas... A gente até que foi rápido para escolher um nome pra nossa pequena, mas mesmo assim, sempre tem alguém pra fazer algum comentáriozinho desagradável.. =/ Independente dos votos, o neném já é muito amado por todo mundo e com certeza vai assumir muito bem o nome que lhe for dado.
Beijinhos pra essa família

Bernardo disse...

Votei no Vítor também. Minha opinião é a mesma da Tia Paty: mais curto e mais forte. Também, na minha opinião, mais bonito, embora ambos sejam. Os Vítor que conheço tinham o apelido de Vitinho. Não chega a ser um espetáculo, mas melhor que Ique ou até mesmo o apelido de um amigo meu que é H(agá). Opinião do amigo que tem o infame apelido de Beco e não raro é chamado de Bê ou, o pior de todos: Bernado. ahah

Ps: Votação acirrada: 11 a 11 (47% pra cada).