terça-feira, 21 de setembro de 2010

089 O terceiro dia

Hoje de manhã o Henrique fez três dias de vida aqui fora. A noite foi bem mais fácil. Ele praticamente regularizou as mamadas (a cada 3 horas). As duas madrugadas anteriores foram mais conturbadas. Não sabíamos muito como lidar com o choro. Dormimos somente os três na maternidade num intensivão cuida-neném. Pra nossa sorte (mais sorte ??) o neném é bem tranquilo e chora somente de fome e carência. Até agora não pareceu ter cólicas ou outros incômodos.

Ontem, segunda, o dia em que ele completaria 9 meses na barriga, viemos pra casa. O neném conheçeu a casa borrada (ele vê tudo borrado, esse vesgalhão) em que ele vai viver grande parte da vida. Vovó Lúcia dormiu aqui no quarto de hóspedes, mas nem precisou levantar de madrugada: papai já está expert no troca-fralda e mamãe desenvolve técnicas de amamentação. O Henrique cismou de não gostar do seio esquerdo (segundo meu primo Eduardo, "ele já é um direitista"). Assim como a sua priminha Luiza ele se incomoda com a posição de mamar o peito esquerdo, mas a mamãe já desenvolveu a técnica de, pra esse seio, ele mamar que nem sapinho:


O neném e a mamãe Tutu já estão equipados pela natureza com instintos práticos, mas pra mim tudo é novo, de modo que tenho que racionalizar as coisas. O livro do dr.Rinaldo DeLamare tá servindo bem, apesar de alguns dizerem que está ultrapassado. Aliás todos dizem alguma coisa, todo mundo tem palpite pra tudo e como a maternidade não é uma ciência exata - ou talvez seja porém muito complexa - ninguém tem palavra definitiva. A gente então ouve tudo pra tirar as próprias conclusões. Acima disso tem o instinto da Tutu, e abaixo disso tem as racionalizações do papai. Em meio a isso tem o nhé nhé nhé nhé nhé nhé nhé nhé nhé nhé

Então tem a questão do berço: diziam pra deixar o neném chorar no berço, pra ele aprender a dormir sozinho. Era essa a minha opinião, mas e dá ? Não dá. Se o neném quer ficar perto da mamãe e ouvir a voz do papai, tem que ser assim. E a dra. Emarise disse o mesmo: uma criança que tem a certeza de que é amada pelos pais não vai ter (ou tem menos chance de) que se apoiar em chupetas no futuro. Chupeta é outra questão. É uma santa questão. Descobrir o bico é maravilhoso: aquieta o neném. Dizem, eles dizem, que não é bom pros dentes. Outros dizem que não tem problema. Eu volto pra questão aquela, que vai resolver tudo: se o neném tiver a certeza de que é amado pelos pais, tem tudo pra se dar bem consigo mesmo. Não ? Bom... é o que podemos fazer.


Primeira noite em casa, dormindo no colo da mamãe

boquinha esculpida por Michelangelo Buonarote

luz do dia na janela:
Ratinho



E quando acorda tem esse olhão querendo saber


...

10 comentários:

Bismarck de Paula Fo disse...

Não e porque é meu Neto mais e Lindooooooooooooooooooooooooooooo!
Bjus

Unknown disse...

Gente, sou obrigada a dizer q esse neném é o mais lindo q eu já vi!! Parabéns de novo!!! Lu

Fernanda disse...

Ele e' muito perfeito!!! Me passem a formula???
Bjs

Unknown disse...

Ipe e Lu, estamos completamente encantadas com esse momento, mesmo de longe estamos acompanhando passo a passo dessa história linda.
O HENRIQUE É LINDO DEMAISSSSSSSS.. Nao tem cara de joelho, já tem cara de homenzinhooo !!! LINDÍSSIMO.
A Tia Rejane ta dizendo que ele tem os olhos puxados do pai e a boca carnuda da mae. Combinaçao perfeita.
PARABÉNS.
Estamos ansiosas em conhece-lo.
Beijos Bi, Rafa e Rejane

Tia Paty disse...

O Henrique é simplesmente um neném-delícia! Coisa mais linda de se ver!!
Beijos para os 3.

Anônimo disse...

Felipe,
Estou encantada pelo Henrique, pela carinha da Tutu nas fotos e pelas suas palavras nos posts...
Fico muito emocionada ao ler o q vc escreve e ver as fotinhos...
O Henrique é lindo! Tem carinha de homenzinho já!!!
Não me canso de te dar os parabéns!!!
Contem comigo para o q precisarem!
Espero em breve conhecer esse meninão lindo!!!
Super beijo,
Dri e Luiza

Mari disse...

Ele é realmente lindo!!!

não paro de ver!!!

Bjos
Mari

Lili disse...

Que bebezão mais fofo!!! tem carinha de menino mesmo!!! E.... sem querer ser repetitiva, tem bocão de Tutu-mãe!!!! Vcs estão sendo mto abençoados, por terem esse nenêm tão forte, lindo e amado!Ah!! E vcs tem razão: ele precisa de MUITO colinho de mãe e pai para crescer tranquilo e confiante....colo demais não estraga nenêm , não....o q estraga é falta de carinho e amor....o q realmente não é o caso do Henrique. Deus abençôe vcs sempre. Bjos, e fiquem com Deus!

Tia Jú disse...

Não consigo parar de pensar nele... o Henrique é muito querido... quase não chora... ele é muito bonzinho... e isso não é por acaso, vendo os pais que ele tem... amo mto vcs 3 viu!!!

Ahh e como eu te disse mala, se eu tiver me passando... indo muito ai... me avisa, pq sou sem noção hehehe... tenho vontade de ve-lo tda horaaa... parabéns novamente pelo filhãoooo =)

Dinda babona disse...

Ele tem um jeitinho muuito lindo de dormir de ladinho, colocando a mãozinha pra apoiar o rosto...beem gostosinho e aconchegante...lindo, já te amamos tanto...